Home   |    Sobre   |    Moda    |    Beleza    |   Desejo do dia    |   Onde ir   |   Receitas e Gastronomia

23 de fevereiro de 2011

Sabonete íntimo x Sabonete comum

A algum tempo, venho pensando em desenvolver esse post, pois não adianta só beleza externa né, vamos falar do interno também. Afinal, qual é a diferença entre os sabonetes íntimos e os comuns?




A diferença está no pH. Enquanto os sabonetes comuns tendem para o pH básico ou neutro (entre 9 e 10), os sabonetes íntimos têm um pH ácido (entre 4 e 4,5) – resultado da composição com ácido láctico –, que mantém o pH vaginal ácido. Essa acidez é necessária para manter vivos os microorganismos e lactobacilos que vivem nessa região e têm como função proteger a mulher de possíveis infecções.

A vagina não necessita de um sabonete especial. No entanto, a vulva (parte externa dos órgãos genitais) necessita de cuidados especiais. A higiene íntima é necessária e deve ser feita uma vez ao dia, principalmente após as evacuações. Ela deve ser feita sempre da frente para trás. “Devem-se usar medidas corretas como a lavagem, após as evacuações, e, na impossibilidade da mesma, fazer a limpeza com lenços umedecidos. A mulher que não pratica a higiene íntima pode ter mais infecções urinárias, alergias, vaginites e pruridos. Vale lembrar que, nesta região, não se deve utilizar perfumes ou talcos”, afirma Angela Maggio Fonseca, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) .

Assim como o nosso corpo, a vulva também está propensa a sofrer o ressecamento. Este quadro pode desencadear uma coceira na região. “Para estas mulheres, estes sabonetes podem ajudar, pois possuem menos ação detergente que os comuns e ainda incluem composição hidratante. Embora eu não conheça nenhum estudo científico que comprove a sua eficácia em alguns pontos prometidos, se o produto traz o conforto à mulher – afastando esta coceira – ele pode ser usado sem problema”, avalia Rosana Simões, professora-doutora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas há que se deixar um alerta: a região genital feminina é muito mais sensível aos alérgenos e estes produtos não estão isentos de causar irritação, mesmo tendo sido formulados especificamente para uso local. “E mesmo com os sabonetes e loções indicados, deve-se orientar a mulher para que a limpeza seja realizada superficialmente. As lavagens devem ser feitas só externamente, para não alterar o pH vaginal”, enfatiza a professora Angela. ( fonte : Boa forma )





  Algumas linhas de produtos para a higiene, até pouco tempo atrás, não reservavam espaço para esse tipo de produto. De alguns anos até hoje, as empresas começaram a investir em linhas completas para a higiene intima da mulher. Mas há de se ter cuidado na hora de comprar qualquer sabonete intimo. Geralmente deve-se consultar um  ginecologista antes para saber o mais indicado para você.
  Mesmo que a mulher use o produto com recomendação médica, é sempre aconselhável que ela fique atenta a coceiras, irritações e até mesmo corrimentos. Isso pode ser sinal de que algo não está bem e o problema pode ser o sabonete íntimo.
   A região intima da mulher merece um cuidado especial, principalmente quando está calor ou a mulher menstrua, já que o ph da vagina pode ser alterado e isso trás problemas para ela. O sabonete íntimo ajuda a manter o ph da vagina ácido e limpa todas as impurezas que possam causar alergias ou corrimentos.
   Os sabonetes íntimos até mesmo já ganharam versões mais praticas como lenços umedecidos e até mesmo spray. Há até mesmo sabonetes íntimo específicos para casos de se ter uma diarréia e necessitar de uma higiene mais cuidada. Mas os médicos recomendam que não se deve usar esses produtos diariamente, no máximo uma ou duas vezes por semana, justamente pelo fato de que eles podem alterar o ph da vagina.
   No dia a dia, pode-se usar sabonete comum, desde que não o faça com exagero. Algumas mulheres chegam a se lavar toda a vez que usam o banheiro, só é necessário se lavar após a evacuação. O uso de muito sabonete íntimo ou mesmo do sabonete normal, mata as bactérias boas e ruins que estão na região genital da mulher.
   O certo é que o sabonete íntimo é um grande aliado na hora da higienização feminina. Mas a mulher não pode escolher aquele que mais gosta. É preciso seguir o conselho do seu próprio ginecologista para saber qual sabonete íntimo é mais indicado e qual a freqüência que ele deve ser usado. O sabonete íntimo deve fazer bem a mulher e não causar problemas.
   O uso exagerado de absorventes íntimos diários ou os famosos protetores de calcinha também nem sempre são indicados pelos ginecologistas, já que os mesmo impedem a ‘transpiração’ natural da região genital feminina, podendo provocar corrimentos e alergias.  Lembre-se sempre que para tirar todas as suas dúvidas nada melhor do que uma consulta com o seu ginecologista de confiança!
  Eu tenho um grande costume de usar sabonete intimo, me sinto mais limpa, mais leve , não sei a sensação de usar um sabonete comum e um sabonete intimo é totalmente diferente.Uso Dois tipos de sabonete intimo o liquido paro o banho e os lenços umidecidos intimos, para usar principalmente naqueles dias terriveis, que só nos sabemos como são.



Beijinhos Mily Chocolate !
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho...