Home   |    Sobre   |    Moda    |    Beleza    |   Desejo do dia    |   Onde ir   |   Receitas e Gastronomia

11 de março de 2013

Comece uma reeducação alimentar

Durante toda a nossa vida, aprendemos o que e como devemos comer, porem nem todo mundo leva isso para a vida toda.No meio do caminho conhecemos o chocolate, os fast foods e muitas outras besteiras que nós não vivemos sem.Quando ficamos mais velhos e nos deparamos deparamos com alguns problemas de saúde e o sobrepeso, tomamos vergonha na cara e resolvemos ir atrás de uma vida melhor, mais disposta e de preferencia muitoooo rápido.Mas não é assim que se resolve!
Eu já tentei todos os tipos de dietas possíveis e impossíveis, porem nunca passava de um dois dias aquela loucura toda de passar fome e tentar emagrecer em 15 dias. Bom foi nessa loucura toda que comecei a me entender e dizer "Hey, se alimente bem e vida bem" e foi nessa que resolvi fazer uma reeducação alimentar, que consiste na mudança de alguns hábitos alimentares, mas sem deixar de fora o que faz parte da nossa vida.

A reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light (muitos alimentos light, tem mais calorias que o alimento normal). Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada ( e ter muita consciência disso).
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista ( Eu não fui na nutricionista, mas está mas enfim é o correto) pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra.Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.Como no meu caso, que tenho anemia e muitos alimentos podem fazer falta, por isso não deixo de comer figado,feijão e beterraba, que são minhas principais fontes de ferro para controlar a anemia.

Comece adotando algumas atitudes para "reeducar" a sua alimentação e sua rotina:

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia. Uma dica é sempre deixar um copo grande de água na sua mesa de trabalho ou em casa.
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food.
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais. ( Não tomo refrigerante a 6 anos já)
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio.
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga. Com o tempo você acostuma a não comer esse tipo de coisa e seu organismos acaba rejeitando automaticamente.
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade. Opte por gelatina, biscoitos integrais...enfim! Coma sem exagero.
- Pratique atividade física regularmente. Uma caminhada de 30min já ajuda muito.

Mudar hábitos alimentares não é fácil, mas com o tempo você acostuma e o esforço vale a pena. É uma tarefa que requer esforço e disciplina. 
E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo.

Para o post  não ficar grande e cansativo, fiz um post aparte com um cardápio para sua reeducação alimentar, veja clicando AQUI!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. amore to nessa sabia preciso urgente emagrecer e a partir de hoje comecei a minha com exercícios fisicos
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já começei a minha, e os resultados são vistos rapidamente. Confesso que não ta sendo nada fácil, mas vou conseguir. Beijos

    ResponderExcluir
  3. To tentando viu mas nao consigo a resistir a doce eles são minha tentação :(

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho...